domingo, 19 de agosto de 2007

NOTÍCIAS: ECÓPOLE

A energia de lá vem Sol e do vento. A comida sai de fazendas orgânicas pertinho de casa. Quase ninguém tem carro. E são 500.000 habitantes. É como vai ser a primeira cidade ecológica do mundo, que está para sair do papel. Onde? Na hiperpoluída China.

A área de 86 km que vai abrigar Dongtan, ao lado de Xangai, a maior cidade da China.
Primeira fase da cidade começa em 2020, com um núcleo urbano experimental para 80.000 habitantes e mais verde do que cinza.

Como será a ECÓPOLE

ENERGIA LIMPA 1

Todos os prédios trarão painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do Sol em eletricidade. Mas essa onipresença não garante nada. Mil painéis gerariam so 10% dos 600 gigawatts-hora de que a cidade precisa.

ENERGIA LIMPA 2

O grosso da eletricidade virá de turbinas de vento instaladas na periferia. Teoricamente, 35 das de último tipo, com pás de 126 metros, dariam conta. mas como nem sempre venta, vão construir usinas de biomassa para dar uma força.

CARROS VERDES

Lá não vão entrar carros comuns. Só os que não poluem nada, como os elétricos(que existem hoje, mas são caros). Como 2020 é logo ali, não dá para dizer que todo mundo já vai ter um desses. A solução: abrir várias locadoras de carros elétricos.

GASTO DE ENERGIA

Os prédios usarão mais luz natural e menos ar-condicionado. E a cidade irá desencorajara o uso de carros (mesmos os elétricos). Meta de reduão: 64%

ACÚMULO DE LIXO

O plano é montar um sistema de coleta 100% eficiente, capaz de mandar praticamente todo o lixo sólido para a reciclagem. Meta de redução: 83%

DESPERDÍCIO DE ÁGUA

A sacada aqui é reaproveitar a água que escorre pelos ralos em usos menos nobres, como municiar descarga de privadas. Meta de redução: 85%

LIBERAÇÃO DO CO²

Querem cortar os dois maiores produtores de CO² a geração de energia termoelétricae os motores de combustão interna. Meta de redução: 100%


SEM TER SAÍDO DO PAPEL, DONGTAN JÁ INSPIRA: LONDRES USA O PROJETO COMO BASE PARA CRIAR UMA ÁREA COM EMISSÃO ZERO DE CO² POR LÁ.